PH METRIA ESOFáGICA PROLONGADA

Este exame se destina a avaliar o volume e a freqüência do refluxo de material ácido do estomago para o esôfago e vias aéreas superiores. O procedimento é simples e indolor. Um tubo fino e macio é gentilmente passado pela narina. Quando o paciente estiver deglutindo, a ponta do tubo entra no esôfago e rapidamente o sensor é posicionado na posição adequado. Este tubo então é conectado a um gravador preso na cintura e o paciente retorna as suas atividades diárias habituais, ou seja, não necessita de internação. Por se tratar de equipamento eletrônico sensível e frágil o mesmo não deve sofrer quedas, pancadas ou ser molhado, por esse motivo você não poderá tomar banho quando em uso do mesmo.

O exame de pH-metria esofágica prolongada é sempre precedido de uma manometria esofágica para localização correta dos esfíncteres inferior e superior de esôfago.

Medicações que possam alterar o funcionamento normal do esôfago devem ser interrompidas, no mínimo 48 horas antes do exame. Entre elas: nitratos (Isordil, Sustrate); bloqueadores do canal de cálcio (Adalat, Cardizen, Oxcord, Diltiazen); anticolinérgicos (Buscopan, Hioscina, Atroveran); agentes procinéticos (Plasil, Digesan, Motilium, Cispride, Prepulsid) e sedativos(Valium, Diazepan, Lexotan, Olcadil, Frantal). Na dúvida pergunte ao seu médico.

Medicações que devem ser suspensas 7 dias antes do exame: Omeprazol, Pantoprazol, Lasoprazol, Rabeprazol e Esomeprazol; (Losec, Gastrium, Pantozol, Ogastro, Pariet,Nexium,etc.)

Medicações que devem ser suspensas 48 horas antes do exame: Cimetidine, Ranitidine, Famotidine; (Tagamed, Zylium, Label, Logart, Famox,etc.).

Medicações que devem ser suspensas 6 horas antes do exame: Antiácidos (Hidróxido de Alumínio, Mylanta plus, Pepsamar, Andursil, etc.).

Trazer o resultado dos exames realizados anteriormente. Todo paciente a ser submetido a estudo pHmétrico deve, no mínimo ter sido submetido previamente a estudo endoscópico do esôfago.

Trazer a solicitação médica do exame e resultados de exames anteriores de pH-metria ou endoscopia digestiva alta.

 
Clínica Eugenio Viana
Rua Oito de Dezembro, 103 - Graça - Salvador - Bahia - Brasil
Telefone: 55 71 3503-0800 | Fax: 55 71 3503-0850